25 de novembro de 2024 - 17:36
Trânsito Tocantins

Detran alerta condutores sobre pontuação da CNH e consequências do não acompanhamento

Se o condutor atingir 3 infrações gravíssimas dentro de 12 meses, a habilitação é suspensa automaticamente.
Foto: Edu Dias

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) alertou os condutores tocantinenses sobre a importância de acompanhar a pontuação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O não monitoramento dessa pontuação pode resultar em restrições para realizar serviços no órgão.

Atualmente, a legislação de trânsito estabelece que os motoristas não podem ultrapassar 40 pontos acumulados em um ano. Após esse período, as infrações expiram. No entanto, o Detran lembra que as infrações podem variar de 3 a 7 pontos, dependendo da gravidade, e que infrações gravíssimas podem reduzir o limite de pontos para 30 ou 20. Se o condutor atingir 3 infrações gravíssimas dentro de 12 meses, a habilitação é suspensa automaticamente.

Além disso, o Detran destaca que a pontuação acumulada nas infrações não pode ser apagada automaticamente com o pagamento da multa. Os pontos permanecem no prontuário do condutor até que se complete o prazo de 12 meses após o registro da infração.

Para facilitar o acompanhamento, os motoristas podem consultar sua pontuação no Detran/TO ou pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), que também oferece recursos como o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), permitindo descontos em multas e notificações imediatas sobre infrações.

Tags relacionadas:

CNH , Destaques , DETRAN , Governo do Tocantins , Tocantins

COMPARTILHE:

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Mais Resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Pular para o conteúdo