O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) está entre os campeões do prêmio Senatran 2024, da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O Estado venceu na categoria 12 – Desenvolvimento de projetos, campanhas e/ou ações de Educação para Trânsito inovadores, voltados para a comunidade em geral ou a determinados segmentos sociais, promovidos no ano de 2023 e/ou 2024.
A categoria premia iniciativas de Educação para o Trânsito e de Segurança Viária realizadas por órgãos, instituições ou empresas, visando à redução dos riscos no trânsito, mudanças comportamentais para humanização do trânsito, prevenção e redução de sinistros e promoção da cidadania.
O órgão concorreu com a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET/SP); o Detran/AL; o Detran/SP; o Detran/PR; a Secretaria Municipal de Transportes de Guarulhos (SP); a Prefeitura de São José dos Campos/SP; a Prefeitura de Barcarena/PA; a Secretaria Municipal de Segurança e Transportes de Belo Horizonte/MG; a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas; e a Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob).
Campanha vencedora
Nesta categoria, o Detran Tocantins submeteu a campanha Maio Amarelo 2024. A iniciativa, este ano, teve como tema Paz no trânsito começa por você, incentivando a gentileza no trânsito por parte dos condutores.
As ações desenvolvidas pelo órgão na Campanha alcançaram diretamente mais de 40 mil pessoas em 45 municípios do estado. No total, foram promovidas 290 ações em todo o Estado que contemplaram 70 instituições da esfera pública e privada, além de 139 escolas tocantinenses. Além disso, o Governo do Tocantins destinou R$ 10 milhões para sinalização e melhoria nas travessias das estradas dos municípios tocantinenses, garantindo a segurança viária nos perímetros urbanos do Estado.
Prêmio Senatran
O Prêmio Senatran é uma ação promovida pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), com o objetivo de premiar instituições de ensino, estudantes e professores do ensino superior, além de reconhecer projetos, programas, iniciativas e boas práticas dos órgãos e entidades que fazem parte do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), de organizações, instituições ou empresas (com ou sem fins lucrativos), e também de companhias de transporte de passageiros e/ou cargas que priorizam a segurança no trânsito em suas áreas de atuação.
O prêmio visa estimular a inovação, os projetos, as boas práticas e a produção científica relacionados à segurança viária no trânsito e a cerimônia de premiação ocorrerá no dia 5 de novembro, em Brasília/DF.