24 de novembro de 2024 - 18:57
Sem categoria

Foi realizado no sábado o 6º Pedal Amarelo de Araguaína

A ação teve o objetivo de sensibilizar os condutores sobre a importância de respeitar os veículos mais vulneráveis no trânsito.
Fotos: Secom

O evento teve o objetivo de sensibilizar os condutores sobre a importância de respeitar os mais vulneráveis no trânsito. “Muitos trafegam perto demais dos ciclistas, não obedecem à ordem de parada ou a sinalização. Então esse pedal é justamente para conscientizar não só os ciclistas que estão aqui a utilizar o local correto para eles, mas também os condutores para que eles tenham essa atenção e mais cuidado com a sua vida e a dos outros”, informou o superintendente de trânsito da ASTT, Eduardo Barbosa.
 
Os ciclistas receberam laços e balões amarelos para simbolizar a campanha e os participantes foram recepcionados com uma mesa de frutas no Parque Cimba, onde houve também o sorteio de brindes para os participantes.

A ação está dentro da Programação do Maio Amarelo 2024, que traz o tema “A paz no trânsito começa por você”. A professora Délcia Quezado, participante do pedal, reforça eventos como esse são muito necessários para provocar a mudança no trânsito que os ciclistas precisam.
 
“Na estrada já passei por situações de insegurança, uma delas é quando buzinam de forma agressiva com ignorância, como se pista fosse só deles, mas não é. A pista é para todos. Então, tem muito a melhorar e o respeito deve ser mútuo”, reforçou a ciclista.

Depois de ser vítima de um acidente de trânsito, o despachante imobiliário Nilton Gomes ficou com uma limitação física na perna esquerda, passou por cirurgias, teve sobrepeso e desenvolveu outros problemas de saúde. Mas Nilson conta que todas as complicações foram superadas quando ele começou a pedalar, em 2020.
 
“O ciclismo melhorou tudo, o colesterol, triglicérides, eu pesava mais de 80 quilos, hoje estou com 65. Eu pedalo e ainda sirvo de incentivo para muitos que estão parados ou preste a desistir durante as competições. Sou uma história de superação, onde eu passo”, contou o despachante.
 
Nilton fez parte dos mais de 130 ciclistas que participaram do 6º Pedal Amarelo – Ciclopaz, no último dia 11, atividade realizada pela ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito) e órgãos de trânsito e segurança parceiros. O percurso iniciou na Via Lago, passou pelas avenidas Marginal Neblina, Via Norte até chegar no Parque Cimba.

A programação do Maio Amarelo segue este dia dia 14, terça-feira, quando serão feitas blitzen educativas em escolas estaduais e municipais. No dia 17, sexta-feira, haverá a 3ª Caminhada pela Paz, às 17 horas, partindo da esquina da Rua Floriano Peixoto com a Av. Cônego João Lima, no centro. E no dia 29, às 7h30, será o encerramento oficial do evento com uma blitz educativa na Av. Filadélfia, em frente ao 2º BPM.

Tags relacionadas:

6º Pedal Amarelo de Araguaína , Araguaína , Destaques , Maio Amarelo , Prefeitura de Araguaína

COMPARTILHE:

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Mais Resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Pular para o conteúdo