Com a temporada de praia em andamento e o aumento do fluxo de turistas nos rios tocantinenses, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), está realizando uma operação em diversas praias. A iniciativa, que teve início neste mês, já percorreu praias em Araguacema, Araguanã, Palmas e Porto Nacional com o objetivo de garantir a proteção dos recursos naturais e promover a sustentabilidade durante a alta temporada.
Neste último final de semana, as ações foram concentradas na região sul do Tocantins, na Praia Grande e na Praia Recanto da Ilha em Formoso do Araguaia. No próximo fim de semana, a fiscalização acontecerá em Caseara. Já nos dias 25 e 26 de julho, a operação será realizada na Praia da Moreninha e na Praia do Retiro em São Salvador. Nos dias 27 e 28, a Praia do Dominguinhos, em Paranã, será o foco das ações.
O gerente de Fiscalização Ambiental, Cândido José dos Santos Neto, destaca que o foco das ações é a conservação dos recursos naturais; descarte adequado dos resíduos sólidos e líquidos (lixo, embalagens e óleo); uso correto das áreas de camping para a sustentabilidade dos acampamentos; e orientações sobre pesca predatória e demais infrações ambientais.
“A Operação Naturatins nas Praias já obteve resultados positivos, com a apreensão de materiais de pesca predatória, autuação de infratores e a conscientização de milhares de turistas e moradores das regiões ribeirinhas.
O Naturatins ressalta a importância da colaboração da população para o sucesso da operação. Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas pelos canais do Naturatins: pelo Linha Verde 0800 063 11 55 e por mensagem pelo Linha Verde Zap (63) 99106-7787”, destacou o gerente.