Gurupi entra em alerta para queimadas e aumento de problemas respiratórios na estiagem

Prefeitura pede apoio da população para evitar incêndios e reforça cuidados com o calor e a baixa umidade.
Imediato News /Foto: Luzi Henrique Machado


Com a intensificação do período de estiagem, a Prefeitura de Gurupi emitiu um alerta à população sobre o aumento do risco de queimadas e os impactos diretos na saúde pública.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o tempo seco favorece a ocorrência de incêndios, especialmente em áreas urbanas e terrenos baldios. A prática de queimar lixo, folhas e entulhos continua sendo uma das principais causas dos focos de incêndio no município.

Além dos prejuízos ambientais, a fumaça tem provocado reflexos na rede de saúde. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) tem registrado crescimento nos atendimentos por problemas respiratórios, como crises alérgicas, irritações nos olhos e agravamento de doenças pulmonares.

O cenário pode se agravar com a possível atuação do fenômeno El Niño nos próximos meses. Especialistas apontam cerca de 70% de probabilidade de um evento mais intenso, o que pode elevar as temperaturas e reduzir as chuvas, aumentando o risco de incêndios.

Dados recentes colocam o Tocantins entre os estados monitorados no Plano Nacional de Prevenção a Incêndios Florestais. Somente neste ano, já foram registrados mais de 200 focos de calor no estado.

Em Gurupi, equipes de brigadistas municipais atuam em conjunto com o Corpo de Bombeiros no combate às ocorrências, inclusive prestando apoio a municípios vizinhos.

O secretário de Meio Ambiente, Diego Rocha, destacou que a prevenção depende da conscientização da população. “Evitar queimadas é uma responsabilidade de todos. Pequenas atitudes podem impedir grandes incêndios e proteger vidas”, afirmou.

A prefeitura orienta que a população evite o uso do fogo para limpeza de áreas, não descarte pontas de cigarro em locais com vegetação seca e denuncie qualquer foco de incêndio.

Também são recomendadas medidas para amenizar os efeitos do clima seco, como beber bastante água, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes, manter os ambientes ventilados e redobrar os cuidados com crianças e idosos. Em casos de sintomas respiratórios, a orientação é procurar atendimento médico o quanto antes.

Por: Warley Costa | Portal Imediato

COMPARTILHE:

plugins premium WordPress

Mais Resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Acessar o conteúdo