Araguaína
23°C

Mais Resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Publicidade

Tocantins registra mais de 1,3 milhão de raios nos três primeiro mês deste ano

Os dois balanços divulgados pela concessionária de energia elétrica do Estado reforçam a necessidade de uma atenção especial da população para lidar com a frequência de descargas atmosféricas no Estado.
Foto: Rafael Batista/Divulgação

No Estado, durante os meses de janeiro a março deste ano, foram registrados mais de 1,3 milhão de raios no Tocantins. Os dados são do Grupo Storm, responsável pelo monitoramento e previsão de eventos climáticos na região em parceria com a Energisa, concessionária de energia no Estado.

Os números apontaram 485.343 descargas atmosféricas ocorridas em janeiro, 180.394 em fevereiro e 659.913 em março. Entre as orientações do que fazer durante tempestades, o Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, destaca: evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada e em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores.

Além disso, 92 abalroamentos de postes foram registrados, com uma média de 30 derrubados por mês e de um a cada dia somente nos três primeiros meses deste ano.
Pela frequência que ocorrem esses dois tipos de incidentes já são velhos conhecidos dos tocantinenses, o que mostra ainda mais a importância de reforçar diretrizes e cuidados de segurança relacionadas à rede elétrica.

De acordo com dados da Concessionária de Energia, Palmas lidera o ranking de postes abalroados com 18, seguido por Araguaína com 16, e Gurupi e Porto Nacional, ambas com 4 postes derrubados no ano. Os demais ocorreram em diversos municípios do Estado.

“Além do risco ao condutor do veículo, terceiros que também estejam no veículo e ainda pedestres, em alguns casos esses incidentes resultam na interrupção do fornecimento de energia para toda uma região, causando prejuízos para pessoas, empresas e instituições próximas ao local afetado e que oferecem serviços essenciais, como escolas ou hospitais. Dependendo da magnitude do impacto, cada colisão pode afetar o abastecimento de energia para milhares de clientes. Por isso, é de extrema importância manter sempre a atenção, para que situações como estas não ocorram”, destacou o coordenador da Energisa, Tony Franco 

Ele reforça a importância de que as pessoas tenham consciência do trabalho e dos custos envolvidos em um acidente com a rede elétrica. “O processo de instalação de uma nova estrutura pode levar de três a quatro horas em média, enquanto o custo médio da substituição do poste pode variar de R$ 3 mil a R$ 30 mil ou mais, caso haja a necessidade de substituir equipamentos adicionais, como transformadores. É fundamental ressaltar que os custos dessa substituição são de responsabilidade do responsável que causou o acidente”, explica Franco.   

Recomendações  

  • Durante as rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores  
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda  
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada  
  • Caso perceba que alguma parede da sua casa está úmida, não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas nela  
  • Não faça manutenções quando estiver chovendo  
  • Fique longe de áreas abertas, como campos de futebol. Também mantenha distância de piscinas, lagos, árvores, antenas e locais elevados  
  • Em caso de abalroamento de poste e você identifique que é seguro, permaneça dentro do veículo.   
  • Se estiver presenciado um acidente com poste, mantenha-se afastado para evitar a condução de eletricidade.   
  • Não utilize ou toque em qualquer objeto metálico para tentar se desvencilhar do poste ou dos fios.   
  • Caso presencie um acidente envolvendo poste, informe às pessoas próximas sobre os riscos e instrua-as a manterem distância.   
  • Dirija com responsabilidade e atenção, respeitando as normas de trânsito, para evitar acidentes. 

Canais de atendimento da Energisa  

Aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android)   www.energisa.com.br    

 Assistente virtual Gisa (WhatsApp) - www.gisa.energisa.com.br   

 Call center – 0800 721 3330   

Publicidade

plugins premium WordPress

Mais Resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com nossa Política de Privacidade
Pular para o conteúdo